terça-feira, 31 de março de 2009

segunda-feira, 30 de março de 2009

E o espectro dos outros elementos da tabela periódica?

Escolha o elemento da tabela periódica para ver o espectro de emissão ou absorção. Clique em cima da linha espectral para ver seu comprimento de onda.
Clique aqui para usar o aplicativo.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Efeito Tunel e a densidade de probabilidade.

Na Física Quântica, uma bola pode subir uma montanha e atingir o outro lado mesmo quando a sua energia cinética é insuficiente , como se escavasse um túnel: daí o nome Efeito Tunel!
O aplicativo indicado permite alterar a altura da "montanha" para um elétron que tenta atingir o outro lado e mostra a função de onda associada ao elétron bem como a densidade de probabilidade de encontrá-lo.
Para acessar esta simulação clique no idioma
Em portugues
Em espanhol
Em ingles


quinta-feira, 26 de março de 2009

Simulação sobre os estados quânticos ligados

Esta simulação mostra os níveis de energia dos estados quânticos , e a função densidade de probabilidade correspondente para diferentes configurações de potencial. Observe, por exemplo, para um potencial coulombiano a função densidade para diferentes estados ligados. Observe ao longo do eixo x que teremos regiões de probabilidade de se encontrar um elétron. Ou seja não há mais uma órbita de raio definido como proposto na Teoria de Bohr.
A simulaçao permite ainda observar o que deve ocorrer para o caso de ligações moleculares (dois ou mais átomos)
Para acessar esta simulação clique aqui (em portugues)
Em espanhol
Em ingles

terça-feira, 24 de março de 2009

Difração de elétrons - Complementaridade de Bohr

Voce duvida que é eletron? Pois então vamos aplicar um campo magnético e observar o seu desvio.
Se a intenção é mostrar o comportamento ondulatório da particula temos a figura de interferência, mas se no mesmo experimento pretende-se mostrar que se trata de uma partícula com carga elétrica, aplicando um campo magnético, teremos uma "deformação" da figura de interferência e alteramos a informação ondulatória.

segunda-feira, 23 de março de 2009

quinta-feira, 19 de março de 2009

Onde está o elétron?

O aplicativo indicado mostra o modelo atômico para o átomo de hidrogênio baseado no Princípio das Incertezas e na função de onda de Schroedinger que calcula a probalibidade de encontrar o elétron num dado local. As órbitas de Bohr foram substituidas por orbitais, que correspondem à região de probalidade de localização do elétron.

Difração de eletrons: Ampola de G.P Thomson - Laboratório da PUC/SP

No vídeo podemos ver em funcionamento uma ampola de G. P. Thomson de difração de elétrons. Os anéis na tela são decorrentes do fenômeno de interferencia na passagem do feixe por um filme fino de grafite. Nesta parte 1 apenas temos apenas uma visualização geral do equipamento.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Simulação modelos atômicos - Hidrogênio

Esta simulação permite visualizar as diferenças entre os modelos para o átomo de hidrogenio e confrontar as previsões de cada modelo com os resultados experimentais. Clique em Help e transições para verificar os comprimentos de ondas das radiações emitidas ou absorvidas pelo hidrogenio. Nao esqueça que é apenas uma modelagem e que as linhas de absorção para niveis superiores ao fundamental só ocorrem em condiçoes especiais de altas temperaturas.
Para acessar esta simulação clique aqui

domingo, 15 de março de 2009

Louis de Broglie e as ondas de materia - Dissertação de mestrado

Louis de Broglie e as ondas de matéria

Dissertação de Mestrado de : Rosa, Pedro Sergio
Orientada por : Martins, Roberto de Andrade
Publicada em 2004 - Unicamp

"Este trabalho estuda a história do conceito da dualidade onda-partícula, do início do século XX (trabalhos de Albert Einstein) até o surgimento da teoria de Louis de Broglie. Descreve a história inicial da teoria quântica, do estudo da radiação do corpo negro até 1909, dando ênfase especialmente às idéias de Einstein a respeito da natureza da luz, e outras interpretações corpusculares da radiação (William Bragg, J. J. Thomson e Johannes Stark) Além de descrever os principais episódios relevantes de 1909 até 1922 e o trabalho de De Broglie, apresenta uma breve visão de desenvolvimentos posteriores, tais como a confirmação experimental das propriedades ondulatórias dos elétrons e a influência da teoria de De Broglie sobre Schrodinger."

Para baixar a dissertação completa clique aqui - Faça o seu cadastro

quinta-feira, 12 de março de 2009

Este simulador funciona de acordo com o Modelo de Bohr?

Verifique o que ocorre com a velocidade
do elétron ao mudar para uma órbita mais externa: longe do núcleo a velocidade do elétron deve aumentar?
Você notou que a energia da transição depende do tamanho da órbita? Na parte inferior esquerda há uma barra de rolagem que permite alterar o tamanho da órbita. Experimente!

Clique aqui para ver este simulador.
Compare com o simulador de outra postagem:
Clique aqui!
Qual simulador está correto afinal? e por que?


Responda fazendo comentários!





quarta-feira, 11 de março de 2009

Espectro do Hidrogênio

Ao lado temos uma foto muito bonita do espectro visível do Hidrogênio obtido através de uma rede de difração. Pode-se observar os espectros de 1a e 2a ordem. Os valores para o comprimento de onda das linhas visíveis são os seguintes
Halfa = 656,3nm Hbeta=486,0nm Hgama 434,0nm e Hdelta=410,1nm
Para uma melhor visualização clique na figura.

terça-feira, 10 de março de 2009

Um simulador de difração e interferência de ondas em 3D

Este simulador em JAVA permite observar interações de ondas com espelhos, lentes, fendas, bordas, etc. As interferências entre as ondas são visualizadas em 2D e em 3D.
Experimente! Clique aqui.

sábado, 7 de março de 2009

quarta-feira, 4 de março de 2009

segunda-feira, 2 de março de 2009