terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Contextualizando o Efeito Fotoelétrico!!!


Olá pessoal! última postagem do ano!!! prometo!!
Mas não podia deixar de compartilhar este material: trata-se do Efeito Fotoelétrico novamente. Até parece que não conheço outro assunto!!!

Acessem a animação clicando na figura ao lado: o personagem guiará o estudante pelos desafios que compõem o software. Além de explicar um pouco sobre o conteúdo, esse guia será o provocador do estudante, instigando-o a realizar os desafios.



Os desafios correspondem à montagem de circuitos elétricos simples que utilizam sensores ópticos, como este da figura ao lado: um despertador que é acionado por luz!
O que acham? podemos indicar a simulação como material motivador e introdutório para o ensino do Efeito Fotoelétrico?
E que tal montar os circuitos? Acham possível?
Comente essa postagem!
Vamos compartilhar experiências e possibilidades de trabalhos que permitam estimular o estudo da física moderna e aprofundar os conceitos!!!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Uma simulação em flash do experimento de Geiger-Marsden

Este simulador disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC possibilita estudar o espalhamento de partículas alfa em folhas finas de diferentes matérias.

Para visualizar em tela cheia clique aqui

Para iniciar o experimento voce deve clicar na placa que se encontra diante da fonte radioativa. Altere o angulo do detector e verifique o numero de particulas espalhadas para cada angulo.

Neste simulador você pode: escolher a energia das partículas alfa, a espessura do material, o tipo de material (Prata ou Ouro) e verificar de que maneira estes parâmetros influenciam o espalhamento das partículas.

Já disponibilizamos outro simulador que também permite estudar este experimento neste blog (disponível no site do prof.Angel Garcia). Para habilitar o Java. Abrir a configuração do java , ir em "Segurança" em seguida  "editar a lista de sites" clique em "adicionar" e copie o endereço do site. 

Verifique as potencialidades de cada um destes simuladores, explore o que cada um tem de melhor e deixe aqui seus comentários sobre o que achou de cada um destes simuladores.

Se quiser a documentação completa deste simulador, com a teoria, exercícios propostos e muito mais clique aqui