terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Contextualizando o Efeito Fotoelétrico!!!


Olá pessoal! última postagem do ano!!! prometo!!
Mas não podia deixar de compartilhar este material: trata-se do Efeito Fotoelétrico novamente. Até parece que não conheço outro assunto!!!

Acessem a animação clicando na figura ao lado: o personagem guiará o estudante pelos desafios que compõem o software. Além de explicar um pouco sobre o conteúdo, esse guia será o provocador do estudante, instigando-o a realizar os desafios.


Os desafios correspondem à montagem de circuitos elétricos simples que utilizam sensores ópticos, como este da figura ao lado: um despertador que é acionado por luz!
O que acham? podemos indicar a simulação como material motivador e introdutório para o ensino do Efeito Fotoelétrico?
E que tal montar os circuitos? Acham possível?
Comente essa postagem!
Vamos compartilhar experiências e possibilidades de trabalhos que permitam estimular o estudo da física moderna e aprofundar os conceitos!!!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Uma simulação em flash do experimento de Geiger-Marsden

Este simulador disponivel no Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC possibilita estudar o espalhamento de particulas alfa em folhas finas de diferentes materias.

Para iniciar o experimento voce deve clicar na placa que se encontra diante da fonte radioativa. Altere o angulo do detector e verifique o numero de particulas espalhadas para cada angulo.

Neste simulador voce pode: escolher a energia das particulas alfa, a espessura do material, o tipo de material (Prata ou Ouro) e verificar de que maneira estes parametros influenciam o espalhamento das particulas.



Para visualizar em tela cheia clique aqui


Já disponibilizamos outro simulador que tambem permite estudar este experimento neste blog (disponivel no site do prof.Angel Garcia).

Verifique as potencialidades de cada um destes simuladores, explore o que cada um tem de melhor e deixe aqui seus comentarios sobre o que achou de cada um destes simuladores.

Se quiser a documentacao completa deste simulador, com a teoria, exercicios propostos e muito mais clique aqui