sábado, 29 de outubro de 2011

Levitação Quântica

O que é e como funciona  


E funciona assim: finas camadas de safira são revestidas com películas também bastante finas de ouro. O material é envolvido em um plástico  e congelado a temperaturas do nitrogênio liquido. 
Temos um supercondutor: Supercondutividade e campo magnético não gostam uns dos outros. Quando possível, o supercondutor vai expulsar todo o campo magnético do interior.
Isso ocorre de modo quantizado e em forma de tubos.
Os pesquisadores enfocam seus esforços sobretudo para levar esta tecnologia aos transportes. Em resumo, pense que em um trilho que ofereça a energia, para isso basta construir um trem que não use rodas, mas supercondutores que irão flutuar sem atrito algum, favorecendo em muito a conservação do veículo e, claro, à sua velocidade.
Veja o video abaixo e visite o site do projeto


sábado, 22 de outubro de 2011

Como é possível? Um fóton pode excitar mais de um elétron?

Cientistas fazem milagre da multiplicação dos elétrons

Esse é o título da notícia divulgada no sítio Inovação Tecnológica!
Nas células solares normalmente ocorre o Efeito Fotovoltaico, isto é, cada fóton de luz que entra na célula produz um elétron livre. A soma de todos os elétrons liberados corresponde à quantidade de energia que a célula consegue gerar.
Mas cientistas do Laboratório Nacional Los Alamos, nos Estados Unidos, descobriram um fenômeno chamado "multiplicação das portadoras", no qual nanocristais semicondutores reagem a fótons produzindo múltiplos elétrons. O efeito é aplicável a uma gama muito maior de materiais do que se pensava até agora. Clique na figura para ler mais!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como localizar uma partícula na Mecânica Quântica? E se ela estiver confinada? Veja o aplicativo abaixo

Física Quântica - Schrödinger e a Função de Onda 
Todo os recursos, tais como teoria, histórico, guia para o professor, disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19200


Se quiser use o aplicativo em Flash abaixo, clicando em cada uma das opções. Veja em cada opção o item ajuda lá você encontrará dicas de como operar com o aplicativo. Bom trabalho :). 
Deixe seus comentários sobre o aplicativo. Será que conseguimos tratar este tema no Ensino Médio?  Este é o nosso desafio!

Para acessar em tela cheia clique aqui

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Explore o Objeto educacional! Dualidade da Matéria!

São cinco recursos num único objeto educacional. Introdução teórica, Simulação da difração de elétrons, Mapa interativo, História da Ciência e Avaliação. Clique na figura.

Use todos os recursos e conte-nos como poderia utiliza-los em suas aulas.