domingo, 18 de dezembro de 2011

Educador espanhol defende o ensino de física moderna nas escolas: por que não aproveitar o maior experimento da ciência recente, o LHC?

Leia o artigo de Ramón Cid Manzano, professor no Departamento de Ciências Experimentais da Universidade de Santiago de Compostela (Galícia – Espanha). Manzano quer que os alunos, ainda adolescentes, tomem contato com a física moderna. Mais precisamente, com a física que está se praticando no famoso LHC. Clique na figura para acessar o artigo. Você conseguiria aplicar as ideias de Manzano?

Venha discutir conosco! deixe seu comentário no blog! queremos saber sua opinião!!!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Simulador em Flash Interferencia fendas duplas de Young

Este aplicativo em Flash permite:


  • Observar a diferença de trajetos percorridos pelos raios
  • Observar as ondas individualmente
  • Observar a onda resultante
  • Observar o resultado na tela decorrente da superposição da ondas
  • Alterar o comprimento de onda
  • Alterar a distancia entre as fendas
  • Alterar a distancia das fendas à tela
  • Alterar o "tempo de exposição" (incidência na tela)

Bastante didático!!! Divirtam-se. 


Deixe aqui seus comentários. 


Diga o que achou deste simulador.


Você utilizaria em suas aulas?




Para visualizar em tela cheia clique aqui    :)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Simulador Principio das Incertezas

Este simulador permite visualizar graficamente a distribuição de partículas que atingem uma tela quando se interpõe uma ou duas fendas a passagem destas partículas. Pode-se ajustar tanto a largura de cada fenda como a distancia entre elas.
Numa primeira analise pode-se comparar o padrão gráfico observado para os elétrons com o padrão de distribuição das partículas provenientes de spray de gotas e verificar que os elétrons diferentemente do spray de gotas fornece um gráfico que reproduz diferentes padrões de interferência característico de um comportamento ondulatório. Este padrão é dependente da energia do feixe, da largura e distancia entre as fendas.
Se, no entanto quisermos, no mesmo experimento “localizar” o elétron acompanhando sua trajetória da fenda até a tela, ligaremos a fonte de luz posicionada nesta região. Observe o que ocorre com o padrão de interferência quando esta lâmpada é ligada. Na tentativa de “localizar” a fenda através da qual o elétron atravessou, interferimos com o padrão de interferência observado na tela.

Para acessar o material completo clique no link http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19202


Para visualizar em tela cheia clique aqui